Afirmação e Reconhecimento da Escola no 24º Aniversário da Sua Fundação

O ano letivo que agora termina, foi um ano de afirmação das nossas atividades e de reconhecimento dos cerca de 700 praticantes, pais, familiares e amigos que connosco partilharam diariamente os 24ºano de existência da Escola.

Fomos reconhecidos pelo Governo da República como Instituição de Utilidade Pública, após os pareceres favoráveis da Câmara Municipal do Porto e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e pela comunidade envolvente.

Fomos Certificados com 4 estrelas no Futebol Feminino e 3 estrelas no Futebol Masculino, no processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol, tendo sido o melhor clube feminino da AF Porto, a par do FC Valadares.

Fomos reconhecidos com Mérito Desportivo na Gala do Desporto organizada pela Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto.

O apoio da CM Porto, com a cedência de utilização do Campo Municipal do Outeiro (Sp. Cruz), permitiram-nos possuir mais um espaço de treino e alargar o nosso número de praticantes.

Promovemos o ensino/treino e o desenvolvimento. dos nossos praticantes ao longo do ano, nos Programas: ABC-Futebol (40), Escola de Futebol (450), Futebol de Competição (180), Futebol de Pais (15), Ginásio (20), Campos de Férias (250) e Festas de Aniversário (150).

A Organização de 9 Torneios da APEF nas nossas instalações com a participação de cerca de 350 participantes cada um, associado à participação em mais de 300 jogos de Futebol nos campeonatos federados da AF Porto, a organização do 15º Torneio Hernanicup no Carnaval, com cerca de 350 jovens e o envolvimento em cerca de 44 Torneios a nível Internacional, França – Nantes, Espanha – Ribadeo e VilaGarcia de Arousa e a nível nacional, Açores, Bragança, Esposende, Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Lisboa, contribuíram para uma representação e uma divulgação alargada da Nossa Escola.A nível individual, desejamos salientar a participação das nossas atletas Helena Figueiredo e da Madalena Barros, na seleção distrital Feminina Da AF Porto, que se sagraram campeãs nacionais no Torneio Inter-associações, os prémios de Mérito Desportivo ao Professor Gabriel Faleiro e ao nosso ex-jogador e atual treinador João Meireles Costa, atribuídos pela Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto e o Prémio de Mérito e Valores – FairPlay atribuído pela Associação de Treinadores – Porto, à nossa Treinadora Ana Mondragão.

A boa qualidade de jogo e os bons resultados desportivos alcançados pela generalidade das equipas de competição, pena foi a menor prestação dos Juniores A com a consequente descida de divisão.

A Escola também realizou uma pequena cerimónia de reconhecimento aos nossos atletas João Baía e Luís Rodrigues e às suas famílias, pela amizade e fidelidade que tiveram na nossa Escola, ao entrarem aos 6 anos e ao saírem aos 18 anos, terem realizado connosco o seu percurso desportivo durante 12 anos sempre na Nossa Escola, aos quais muito nos honram e ficamos muito gratos.

Um cunho social está sempre inerente à nossa atividade ao recebermos jovens de Instituições de Solidariedade Social da cidade e da CPCJ, bem como o apoio a cerca de 30 famílias carenciadas, cujos jovens frequentam a nossa Escola.

Todas as ações desenvolvidas só foram possíveis por aquilo que mais valorizamos na Nossa Escola, que são as pessoas, Professores, Treinadores, Diretores, Técnicos e fundamentalmente os jovens atletas e os seus Pais que são o pilar de funcionamento da Nossa Escola e aos quais ficamos muito gratos por tudo o que fizeram connosco ao longo deste ano.

A dimensão que a Escola começa a ter ao nível da cidade do Porto, talvez o segundo clube com o maior número de praticantes de Futebol (atrás do FC Porto), cria-nos também outro grau de responsabilidade, pois pretendemos continuar a ser uma Escola de Referência ao Nível da Formação social e desportiva dos jovens praticantes.

Votos de umas Boas e retemperantes férias!

O Presidente

Rui Pacheco

Comments are closed.