ESCOLA DE FUTEBOL PARTICIPA EM CONFERÊNCIA “START TO TALK” INSERIDO NA CAMPANHA DE DENÚNCIA DE ABUSO SEXUAL – PROMOVIDO PELO IPDJ

lOGO_sTAR-TOTALK

A Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, esteve representada pelo seu Coordenador, Prof. Rui Pacheco, no dia 29 de Novembro, numa Conferência Subordinada ao Tema “Star To Talk”, visando o Abuso Sexual no Desporto, realizada na casa do Desporto no Porto.

A conferência está inserida numa campanha de Denúncia dos Abusos Sexuais, promovida pela União Europeia e pelo Conselho da Europa cujo interlocutor em Portugal é o IPDJ.
O Tema geral foi:
Vamos Quebrar o Silêncio!
Realizou-se um debate com os seguintes interlocutores:
Vitor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ,IP , Sara Moreira – Atleta Olímpica , Miguel Santos – Treinador da Equipa de Futebol Feminino do SC Braga ,Madalena Sofia Oliveira – Mestre em Ciências Forenses / Doutorada em Psicologia e teve como Moderador: Manuel Queirós – Jornalista
Foi um animado debate sobre o tema, onde entre outras se destacaram as seguintes conclusões:
Sabe-se que uma em cada cinco crianças é vitima de violência sexual na Europa (dados da Unicef e da União Europeia) o que representa 20% das crianças. Destes, 50% em casa, no âmbito familiar ou num círculo de amigos, mas mais de 40% ocorrem fora deste âmbito.
Os dados referem ainda que cerca dos 70% dos casos, ocorrem com crianças entre os 8 e os 13 anos de idade.
Entre 60 a 70% das crianças conhecem o/a seu/sua agressor/a.
Cerca de 1/3 das crianças vítimas de abuso sexual nunca contam a ninguém.

No desporto, o abuso sexual também acontece.
Como denunciar:
Ligar ao 112 – Polícia
Ligar 144 – Linha de Emergência Social
As pessoas adultas têm de quebrar o silêncio!
Consulte o Vídeo em:
https://youtu.be/LqUZu1X4XWY
Cotamos Consigo!

Comments are closed