É com uma enorme regozijo que informamos que por despacho do Conselho de Ministros nº 305/2024, publicado no Diário da República nº 10/2024, Série II de 15.01.2024, foi Atribuída à AJ Escola de Futebol Hernâni Gonçalves o “ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA”, por desenvolver desde a sua fundação (ano 2000), relevantes atividades de interesse geral no âmbito do desporto jovem em especial no Futebol masculino e feminino, sendo a formação dos atletas treinadores e pais um dos seus principais objetivos. Organiza e participa em diversas provas desportivas a nível nacional (APEF, AF Porto e FPF) e internacional, contribuindo para a promoção do Futebol, através dos seus atuais 700 praticantes, 40 dos quais do género feminino, sendo cerca de 200 atletas federados com idades compreendidas entre os 3 e os 19 anos.
Coopera com diversas entidades públicas (CM Porto, Junta Freguesia do Centro Histórico, CCDT-CMP, CPCJ, IPDJ, FADEUP, IPP, Escolas Secundárias Carolina Michaelis e António Nobre) e privadas (Centro António Cândido, Casa de Cedofeita, Instituto do Terço, Universidade da Maia, Universidade Lusófona) na prossecução dos seus fins, em especial com a Câmara Municipal do Porto.
Dá uma elevada importância á educação dos jovens e aos valores éticos que se projetam na sua prática desportiva, como o fair-play e o respeitos pelos diversos agentes desportivos.
A não descriminação com o convívio entre jovens de várias raças etnias e religiões, a promoção da igualdade de género fez que desde muito cedo desse um apoio às suas atletas femininas, concretizado com um título de campeão distrital da AF Porto de Sub-19 em 2014/15 e numa final nacional – Vice-Campeãs nacionais de Sub-19, projetando as suas atletas com várias presenças nas seleções distritais da AF Porto e nas seleções nacionais da Federação Portuguesa de Futebol, bem como os títulos Masculinos de Campeões Distritais da AF Porto, conquistados em 2008/09 em Futebol-7 no escalão de Sub-12 e em 2018/19 em Futebol-9 no escalão de Sub.13.
Esta era uma das nossas prioridades que desde o ano de 2020 andávamos a procurar alcançar e que passados 3 anos conseguimos obter, que só foi possível graças a todo o Staff, Diretores, Treinadores, Pessoal médico, funcionários, Encarregados de Educação e principalmente os jovens jogadores que são a principal razão de ser da nossa Escola.
Um agradecimento especial ao Dr. Carlos Faria, pai de um nosso ex-atleta, que tratou de todo este processo, ao apoio do CCDT-CMP, nosso parceiro desde o primeiro dia em especial na pessoa do seu Presidente Dr. Gouveia Santos, ao IPDJ e ao Sr. Diretor Regional do Norte, Dr. Vitor Dias, pelo parecer favorável para esta decisão, á Ágora-Porto na pessoa do seu administrado Dr. César Navio e principalmente à Câmara Municipal do Porto na pessoa da Senhora Vereadora Catarina Araújo, cujo parecer aprovado por unanimidade pelo executivo foi determinante nos fundamentos apresentados, para que nos fosse atribuído o “Estatuto de Utilidade Pública”, que muito ambicionávamos, que nos criará maiores responsabilidades, mas que tudo iremos fazer para continuar a merecer tal distinção no futuro.
Bem Hajam!
O Presidente da Direção
Rui Pacheco
Ver estatísticas e anúncios
Todas as reações:
28Tu e 27 outras pessoas